Omega-3 Pode Prevenir Doenças Cardiovasculares

Publicado em 27/06/2013

Cientistas descobriram evidências de que o consumo de frutos do mar ricos em ômega-3 e ácidos graxos podem ajudar a proteger contra doenças cardiovasculares. Mas estes dados foram adquiridos apenas a partir de questionários alimentares utilizados para estimar o consumo.

Mas agora uma nova análise com exames de sangue e anos de exames clínicos vem confirmar que os taxas mais altas de ômega-3 e ácidos graxos podem reduzir o risco de doenças cardíacas e morte em pessoas com mais de 65 anos.

Os exames de sangue foram usados ​​para controlar os níveis de três diferentes tipos de ômega-3 em 2692 pessoas selecionadas aleatoriamente, com idade média de 74 no início do estudo, há 14 anos. Todos eram geralmente saudáveis ​​e sem doença cardíaca prévia. Nenhum usava ​​suplementos de óleo de peixe.

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O estudo foi publicado segunda-feira on-line na revista Annals of Internal Medicine.

Houve 1.625 mortes ao longo do período de estudo de 14 anos. Os níveis mais elevados no sangue dos três tipos de omega-3, individualmente e em combinação, foram associados com a menor mortalidade total, e havia uma relação dose-resposta – isto é, a medida que os níveis sanguíneos de omega-3 subiram, o risco  de morte diminuiu.

Após o ajuste para um número de variáveis​​, aqueles que tinha mais de 20 por cento em ômega-3 nos níveis sanguíneos  tinham 27 por cento menos probabilidade de morrer de qualquer causa, do que aqueles no menor quinto. Aqueles com níveis de sangue no quinto maior também eram 40 por cento menos probabilidade de morrer de doença cardíaca coronária, e 48 por cento menos probabilidade de morrer de uma arritmia do que aqueles com menos de 50 anos.

Houve menos mortes por acidente vascular cerebral em pessoas com os níveis mais altos de ômega-3, mas a diferença não foi estatisticamente significativa. Acima de tudo, os pesquisadores calcularam que aqueles com os mais altos níveis de ômega-3 no sangue viveram uma média de 2,22 anos a mais do que aqueles com menos.

O autor da pesquisa, Dr. Dariush Mozaffarian, professor associado de medicina em Harvard, disse que os níveis mais benéficos poderiam ter sido alcançados com uma média de consumo de 400 miligramas de ômega-3 por dia – o equivalente ao consumo semanal de cerca de 99 gramas de salmão, 141 gramas de anchovas ou arenque, ou 510 gramas de bacalhau.

Ensaios controlados têm mostrado que os ácidos graxos ômega-3 tem vários efeitos fisiológicos benéficos, entre eles, reduzir a freqüência cardíaca, baixar a pressão arterial e diminuir a produção de triglicérides. Estes efeitos são modestos, dizem os pesquisadores, mas combinando todos eles, poderiam reduzir a mortalidade.

Dr. Kenneth J. Mukamal, professor-assistente de medicina em Harvard, que não estava envolvido no estudo, disse que o trabalho confirmou que “estudos clínicos mais antigos mostrando apenas isso -. Que o oleo ômega-3  impedia a morte súbita cardíaca”

A constatação de que os níveis de ômega-3 foram associados com menor risco de morte por causas específicas, Dr. Mozaffarian disse, é novo e importante.

Ainda assim, os autores reconhecem que pode haver outras variáveis ​​que não foram capazes de explicar.

Será que ômega-3 de suplementos funcionam tão bem quanto comer peixe? “Alguns estudos anteriores mostraram os benefícios dos suplementos”, disse o Dr. Mozaffarian. “Alguns mais recente não tem. Então, eu acho que é um pouco incerto o que está acontecendo. ”

Em qualquer caso, disse ele, os suplementos podem ser a resposta para algumas pessoas: “Se você não comer peixe, tome suplementos, e se você quer tomar suplementos, além de comer peixe, não há mal nenhum em fazer isso.”

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